REDELGBT-GO INFORMA:

24/02/2012

AJDH-Nova Mente é a mais nova afiliada à REDELGBT-GO

O presidente da AJDH-Nova Mente, de Jataí/GO,
Gilbran Assis de Oliveira, agora também faz parte da REDELGBT-GO.

Nesta quinta-feira, 23/02/12, um dos decanos do Movimento LGBT no interior do Estado de Goiás (Sudoeste Goiano), o companheiro GILBRAN ASSIS DE OLIVEIRA, aceitou o convite e, juntamente com sua ONG "ASSOCIAÇÃO JATAIENSE DE DIREITOS HUMANOS - NOVA MENTE (AJDH-NOVA MENTE)" são os mais novos membros afiliados à REDELGBT-GO.

Natural de Jataí/GO, o hoje funcionário público, produtor cultural e ex-cabeleireiro Gilbran Assis de Oliveira criou os primeiros concursos de beleza, sensualidade e visibilidade gay em Jataí/GO e no Sudoeste Goiano (Miss Jataí G, Miss Sudoeste G). Também é o coordenador-geral e promotor das cinco edições da Parada do Orgulho LGBT do Sudoeste Goiano em Jataí.
A REDELGBT-GO está orgulhosa em ter Gilbran Oliveira e a AJDH-Nova Mente no rol de suas afiliadas. Gilbran e AJDH-Nova Mente: Sejam bem-vindos! A REDELGBT-GO é nossa!

TERRY MARCOS DOURADO - presidente da REDELGBT-GO
CÍCERO DINIZ VASCONCELOS - vice-presidente da REDELGBT-GO





PERFIL DE GILBRAN OLIVEIRA

Nascido em Jataí (GO), Gilbran Assis de Oliveira, mesmo enfrentando muitos preconceitos e humilhações pela forte homofobia que imperou – e ainda impera no Estado de Goiás (Brasil) - a partir do final dos anos 80, tornou-se o pioneiro da luta pelas causas do segmento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transgêneros) na região sudoeste de Goiás.
Gilbran Oliveira cursou o Primeiro Grau (Ensino Fundamental) no Instituto Samuel Grahm e Colégio Estadual Nestório Ribeiro, ambos em Jataí (GO). Posteriormente, cursou o Segundo Grau (Ensino Médio) nos colégios Estadual Nestório Ribeiro, Instituto Carlos Chagas (ISG) e Escola Municipal Aparício Mendes.
Dono de um talento artístico muito particular, Gilbran Oliveira sempre destacou-se como um exímio cabeleireiro e maquiador. Sonhador nato, Gilbran Oliveira tem por hobby usar suas habilidades artísticas para criar figurinos e fantasias. Sua maior personagem-criação é conhecida pelo nome de “Amanda Apple”, famosa personalidade vip frequentemente vista em diversos eventos em Jataí e região.
Funcionário público da agência do Detran-GO em Jataí, Gilbran Oliveira nunca se intimidou com a forte homofobia que sempre imperou – e ainda continua forte – em Jataí (GO), a exemplo de todo o território goiano. Ao longo dos anos respeitou a sociedade de sua terra-natal e se fez respeitar. Hoje, Gilbran Assis de Oliveira tornou-se um ícone LGBT regional, uma autoridade LGBT no Sudoeste Goiano. Mérito conquistado às custas de muito esforço, ousadia, coragem, determinação e muita luta pela concretização dos ideais LGBT.
A partir do final dos anos 80, mesmo sendo obrigado a constantes confrontos com situações homofóbicas, Gilbran Assis de Oliveira idealizou, produziu e realizou diversos concursos de visibilidade LGBT, o popular “Miss Jataí G (Gay)”. Também idealizou e produziu algumas edições do “Miss Sudoeste Goiano Gay”. Mas seu sonho de uma sociedade sem preconceitos contra os cidadãos LGBT era maior.
E Gilbran Oliveira queria mais, tanto que em outubro 2001, com o apoio institucional da AGLT, Gilbran Oliveira fundou a primeira organização não-governamental do Sudoeste Goiano, uma das primeiras de Goiás. Nasceu a “Associação Jataiense de Direitos Humanos - Nova Mente (AJDH Nova Mente)”.
E nestes mais de 10 anos de trabalho à frente desta instituição, Gilbran Oliveira promoveu – e tem promovido – importantes ações nas áreas de combate a preconceitos, principalmente a homofobia, e também na prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), com destaque para a Aids.
Como presidente da AJDH-Nova Mente, Gilbran Oliveira participou de vários seminários do “Projeto Somos”. Organizou e promoveu o I Seminário de DSTs/Aids para LGBTs do Sudoeste Goiano, em Jataí (2006); e ainda continua produzindo e promovendo novas edições anuais do Miss Jataí G, desde 1991.
E foi através de Gilbran Oliveira, no exercício da Presidência da AJDH-Nova Mente, que as Paradas do Orgulho LGBT chegaram ao Sudoeste de Goiás, através da realização da I Parada LGBT do Sudoeste Goiano em Jataí, realizada com o apoio dos Poderes Públicos Federal, Estadual e Municipal, em julho de 2006, com um público de 3.000 pessoas. Em setembro 2008, também sob a coordenação geral de Gilbran Oliveira, a II Parada LGBT de Jataí levou às ruas um público de 4.500 pessoas. Em setembro de 2009, a III Parada LGBT do Sudoeste Goiano em Jataí conseguiu reunir 5.000 pessoas. No ano seguinte, em 2010, cerca de 8.000 pessoas participaram da 4a. Edição da Parada Gay de Jataí, sucesso que se repetiu na 5a. Edição, realizada em setembro de 2011, tornando-se um dos maiores eventos realizados na região.
Em janeiro de 2010, Gilbran Oliveira levou a AJDH-Nova Mente a participar da V Conferência Internacional da Ilga-Lac, em Curitiba (PR). Graças às ações incansáveis deste defensor das causas LGBT, a AJDH-Nova Mente é, hoje, uma das mais respeitadas organizações LGBT do Brasil, filiada à Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), também à Ilga, dentre outras organizações; a AJDH-Nova Mente também é reconhecida nas esferas municipal e estadual como instituição de utilidade pública.
E Gilbran Assis de Oliveira se mantém no comando da AJDH-Nova Mente, renovando seus compromissos em continuar lutando por mais dignidade e respeito aos cidadãos LGBT de Jataí, de Goiás, do Brasil e do mundo. Afinal, a luta não pode parar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário