REDELGBT-GO INFORMA:

14/04/2012

REDELGBT-GO quer Léo Mendes na Presidência do COELGBTT-GO


OFÍCIO CIRCULAR N.º 02/12/REDELGBT-GO
                   
Estado de Goiás, 14 de abril de 2012.

Ativista goiano Léo Mendes, fundador e presidente da ArtGay.

NOTA OFICIAL DA REDELGBT-GO
REDE DE ORGANIZAÇÕES LGBT DO INTERIOR DO ESTADO DE GOIÁS

A Rede de Organizações LGBT do Interior do Estado de Goiás (REDELGBT-GO), uma organização não-governamental (ONG) fundada em 22 de novembro de 2011, na cidade de Anápolis (GO), contando atualmente com o apoio fundamental da maior rede/organização LGBT da América Latina, a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), hoje, com 257 organizações-membro, e sendo inicialmente constituída pelas seguintes organizações não-governamentais do interior goiano: ACDHRio – Associação por Cidadania e Direitos Humanos LGBT de Rio Verde/GO e Região; AGTLA – Associação de Gays, Transgêneros e Lésbicas de Anápolis; MCDHCAT – Movimento por Cidadania e Direitos Humanos LGBT de Catalão/GO e Região; AJDH-Nova Mente: Associação Jataiense de Direitos Humanos/Nova Mente (Jataí/GO) e tendo a transexual Sarah Wrbietta como ponto focal na cidade de Itumbiara/GO. 
Vale ressaltar que, embasada pelo princípio da unidade de forças, a nossa Rede de Organizações LGBT do Interior do Estado de Goiás (REDELGBT-GO) nasceu já estando presente em 110 municípios goianos. No momento, a REDELGBT-GO já abrange 44,71% dos municípios do Estado de Goiás. E, para breve, pretendemos fazer com que a REDELGBT-GO abranja 100% dos 245 municípios goianos (exclui-se, aqui, Goiânia, por não ser cidade do interior). 
Assim sendo, a REDELGBT-GO VEM A PÚBLICO MANIFESTAR-SE OFICIALMENTE EM REPÚDIO E EM PROTESTO contra a forma com que foram conduzidos os processos de renovação e eleição da Mesa Diretora do Conselho Estadual LGBTT do Estado de Goiás (COELGBTT-GO) para o biênio 2012/2014.
Além de não concordar e não pactuar com o desprezo e com o preconceito que as nossas organizações do interior goiano sofreram dentro do COELGBTT-GO durante a sua recente renovação, tendo, nossas organizações, sido “JOGADAS” para a suplência, ficando meras figurantes, conselheiras de “enfeite” dentro de um Conselho LGBT onde, acreditamos, deveriam ser tratadas com prioridade, sendo a elas concedidas cadeiras titulares; nesta sexta-feira, 13/04, as organizações-membro da REDELGBT-GO foram surpreendidas com a notícia de que um pastor evangélico fora eleito presidente de um Conselho LGBTT. 
A REDELGBT-GO ressalta publicamente que nada tem contra à pessoa do Pastor  Edson Santana do Nascimento, da Igreja Renovada Inclusiva para a Salvação (Igreja IRIS). Absolutamente! Somos contra, e aqui manifestamos nosso posicionamento oficial é o fato de segmento religioso ocupar espaços políticos em um Estado Laico. Entendemos que, se o Conselho é LGBTT, deveria, por obrigação, respeito e coerência, ser formado prioritariamente por organizações não-governamentais LGBT, pois estas, sim, lidam dia-a-dia com questões de direitos humanos para cidadãos LGBT, também lidam diariamente com o combate à “homolesbotransfobia” que, infelizmente, tem tornado nosso Estado de Goiás entre os primeiros no ranking nacional de assassinatos por homofobia. 
A REDELGBT-GO VEM OFICIAL E PUBLICAMENTE MANIFESTAR QUE NÃO RECONHECE COMO LEGÍTIMA, IDÔNEA, ÉTICA E TRANSPARENTE A RENOVAÇÃO DO CONSELHO LGBTT DO ESTADO DE GOIÁS (COELGBTT-GO) E NEM SEU PROCESSO “ELEITORAL” DE RENOVAÇÃO DA MESA DIRETORA.
A REDELGBT-GO ENTENDE QUE, NO MOMENTO, O MELHOR NOME PARA EXERCER A PRESIDÊNCIA DO CONSELHO ESTADUAL LGBTT DE GOIÁS É O DO COMPANHEIRO LÉO MENDES, DECANO DO MOVIMENTO LGBT EM GOIÁS, E POSSUIDOR DE ALTA QUALIDADE TÉCNICA, PERFIL IDÔNEO E MORAL ILIBADA NECESSÁRIAS AO CARGO DE PRESIDENTE DESTE ÓRGÃO IMPORTANTE DENTRO DO PODER EXECUTIVO ESTADUAL GOIANO. 
Em consulta às nossas organizações, imediatamente após tomarmos ciência da composição da Mesa Diretora do COELGBTT-GO para o biênio 2012/2014, a REDELGBT-GO, com todas as suas organizações do interior goiano, decidiu apoiar e lançar o nome de LÉO MENDES para presidir o COELGBTT-GO neste biênio 2012/2014. A REDELGBT-GO fará todo o possível para sensibilizar a quem de direito e competência no sentido de que, imediatamente, anule a atual formação do COELGBTT-GO e, assim, realize novo procedimento eleitoral sem excluir as organizações LGBT interioranas, como lamentavelmente ocorreu neste processo que se findou nesta sexta-feira, 13 de abril. 
Este é o posicionamento oficial da Rede de Organizações LGBT do Interior do Estado de Goiás (REDELGBT-GO).


 Bel. TERRY MARCOS DE OLIVEIRA BARROS DOURADO
Presidente da REDELGBT-GO
Rede de Organizações LGBT do Interior do Estado de Goiás

Fundador e Presidente da ACDHRio (Associação por Cidadania e Direitos Humanos LGBT de Rio Verde/GO e Região)   |   Jornalista e Bacharel em Direito   |   Conselheiro LGBT do Estado de Goiás  |  Representante da ABGLT no GT LGBT do Ministério do Trabalho e do Emprego (1º Suplente Masculino)   |   Coordenador Regional de Comunicação e Relações Públicas da RedLacVo+ ((Red Latinoamericana y del Caribe de Acción Voluntaria em VIH/Sida) – Buenos Aires, Argentina)   |   Assessor de Imprensa e Comunicação do Comitê IDAHO-Brasil (The International Day Against Homophoby) – Paris, França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário