REDELGBT-GO INFORMA:

23/11/2011

Nasce a REDELGBT-GO, a rede das organizações LGBT do Interior Goiano

Incluindo as cidades-polo (Anápolis, Catalão e Rio Verde), a REDELGBT-GO nasce com uma área de abrangência (atuações e monitoramentos) formada por 110 municípios goianos. A rede abrange 44,71% dos municípios de Goiás.


Com o apoio da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), a maior rede/organização LGBT da América Latina, com 257 organizações afiliadas; e através da ideia e mobilização do presidente da AGTLA (Associação de Gays, Transgêneros e Lésbicas de Anápolis/GO), Cícero Aparecido da Silva, foi criada em território goiano a Rede de Organizações LGBT do Interior do Estado de Goiás, a REDELGBT-GO.
Cícero Aparecido da Silva, presidente da AGTLA, idealizador e principal articulador 
da REDELGBT-GO, foi eleito vice-presidente da rede.

O objetivo principal da REDELGBT-GO é fortalecer e unificar as organizações não-governamentais que lutam por cidadania, saúde, dignidade e pelos direitos humanos das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) nas 245 cidades do interior goiano (à exceção das organizações LGBT da capital, Goiânia, que ficam de fora da rede pelo simples motivo de não ser organizações do interior do Estado).
Criada em 22 de novembro de 2011, a Rede de Organizações LGBT do Interior do Estado de Goiás, os membros da REDELGBT-GO aprovaram o Estatuto e elegeram a Diretoria Executiva da entidade que irá representar as organizações que atuam na defesa das pessoas LGBT e na prevenção às DST/AIDS nas cidades do interior do Estado de Goiás.
O jornalista Terry Marcos Dourado, presidente da ACDHRio (Rio Verde e Região),
foi eleito o primeiro presidente da REDELGBT-GO para um mandato de quatro anos.  


Democraticamente, uma chapa única foi apresentada pela coordenação da rede. Por consenso, a chapa foi homologada em assembleia virtual, via internet. A primeira Diretoria Executiva da REDELGBT-GO ficou assim constituída: Presidente – TERRY MARCOS DOURADO (ACDHRio, Rio Verde/GO e Região); Vice-Presidente: CÍCERO APARECIDO DA SILVA (AGTLA – Anápolis); Secretário-Geral: ARNALDO BARBOSA DE OLIVEIRA (AGTLA – Anápolis) e Secretário de Finanças: WEDER CÉSAR CÂNDIDO (MCDH-CAT, Catalão e Região). O Conselho Fiscal será formado por três membros. Por enquanto, o nome já definido é o de EDSON DE SOUZA COSTA (AGTLA – Anápolis). As outras vagas vão ser democraticamente definidas nos próximos dias entre as organizações da rede.
O mandato tem duração de quatro anos e vai vigorar até novembro de 2015. Além das cidades-polo de Anápolis, Catalão e Rio Verde, a Rede de Organizações LGBT do Interior do Estado de Goiás (REDELGBT-GO) nasce com uma área de abrangência (atuação e monitoramento) formada por um total de 110 municípios goianos. São eles:
PELA ACDHRio (base-regional em Rio Verde), com 58 municípios:
Acreúna, Aloândia, Amorinópolis, Aporé, Aparecida do Rio Doce, Aragarças, Arenópolis, Baliza, Bom Jardim de Goiás, Bom Jesus de Goiás, Cachoeira Alta, Cachoeira Dourada, Cachoeira de Goiás, Caçú, Caiapônia, Chapadão do Céu, Castelândia, Doverlândia, Edealina, Edéia, Goiatuba, Gouvelândia, Indiara, Iporá, Itaguaçú (distrito de São Simão), Itajá, Itarumã, Itumbiara, Ivolândia, Jandaia, Jataí, Joviânia, Lagoa Santa, Maurilândia, Mineiros, Moiporá, Montividiu, Morrinhos, Ouroana (distrito de Rio Verde), Palestina de Goiás, Panamá, Paranaiguara, Paraúna, Perolândia, Piranhas, Pontalina, Porteirão, Portelândia, Rio Verde, Riverlândia (distrito de Rio Verde), Quirinópolis, Santa Helena de Goiás, Santa Rita do Araguaia, Santo Antônio da Barra, São Simão, Serranópolis, Turvelândia e Vicentinópolis.
PELA AGTLA (base-regional em Anápolis), com 34 municípios:
Anápolis, Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Capelinha, Cedro, Conceição, Deuslândia, Goianápolis, Goianira, Goiavista, Guapó, Hidrolândia, Leopoldo de Bulhões, Macaúba, Mariápolis, Mata Feia, Nerópolis, Nova Fátima, Oloana, Posselândia, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás, Trindade, Vila Rica, Gameleira de Goiás, Vianópolis, Campo Limpo e Abadiânia.
PELO MCDH-CAT (base-regional em Catalão), com 18 municípios:
Catalão, Ouvidor, Três Ranchos, Davinópolis, Campo Alegre de Goiás, Goiandira, Nova Aurora, Ipameri, Anhanguera, Corumbaíba, Água Limpa, Marzagão, Rio Quente, Caldas Novas, Pires do Rio, Cumari, Palmelo e Silvânia.
O presidente do MCDH-CAT (Catalão e Região), Weder César Cândido,
foi eleito secretário de Finanças da REDELGBT-GO.
Afiliações – A REDELGBT-GO é uma rede exclusivamente criada para abrigar organizações LGBT fundadas e legalmente estabelecidas nos municípios do interior do Estado de Goiás. A rede não fará concorrência, nem entrará em qualquer tipo de disputa com outras redes e/ou organizações em nível estadual e nacional. A REDELGBT-GO não afilia pessoas físicas, mas tão-somente organizações não-governamentais (ONGs) LGBT sem fins lucrativos, oficialmente e legalmente registradas em cartório, obrigatoriamente afiliadas à ABGLT, dentre outras exigências estabelecidas em seu estatuto social.
Objetivos Principais – Entre os principais objetivos da REDELGBT-GO estão capacitar, formar e lançar novas lideranças LGBT; fortalecer o ativismo LGBT no interior de Goiás; fortalecer, avaliar e aplicar mudanças estratégicas nas campanhas preventivas às DST/HIV/Aids no interior goiano; fazer advocacy junto ao governo estadual e a Assembleia Legislativa para melhor consideração, maior visibilidade e maior atenção às políticas públicas estaduais para a população LGBT dos municípios do interior; promover intercâmbios e parcerias constantes com as organizações LGBT congêneres de Goiânia, a nossa capital; fazer ações de advocacy para viabilizar apoios institucionais e do governo federal para questões de interesse da população LGBT goiana, sobretudo a população interiorana; dentre outros objetivos.
Gestão democrática e participativa. É desta forma que o primeiro presidente da REDELGBT-GO, o jornalista e bacharel em Direito, Terry Marcos Dourado, pretende desenvolver suas ações nos próximos quatro anos. “Defendo a união de forças a ações isoladas que não levam a nada, não trazem resultados eficientes e satisfatórios. A união sempre faz a força. Agradeço imensamente a confiança em mim depositada pelos companheiros de Anápolis, Cícero Aparecido da Silva; e de Catalão, Weder César Cândido, que apostaram em meu nome para presidir esta importante e fundamental rede”, disse o presidente Terry Marcos Dourado, acrescentando que todas as decisões, antes, vão passar por consulta aos demais membros da Diretoria Executiva. “Minha gestão será totalmente democrática e participativa. Meus companheiros vão comandar a rede junto comigo, sem estrelismo, sem individualismo e sem qualquer tipo de futricas”, finalizou Dourado.

Contatos:

REDELGBT-GO
www.redelgbt-go.blogspot.com
E-Mail: redelgbt-go@bol.com.br
Facebook: www.facebook.com/redelgbt-go
Twitter: www.twitter.com/redelgbt-go


DIRETORIA EXECUTIVA (Nov/2011 - Nov 2015)

Presidente: Terry Marcos Dourado
E-Mail: acdhrio@bol.com.br
www.acdhrio.blogspot.com
Fone: (64) 9997 3415

Vice-Presidente: Cícero Aparecido da Silva
E-Mail: agtla_agtla@yahoo.com.br
Fone: (62) 9254 6038

Secretário-Geral: Arnaldo Barbosa de Oliveira
E-Mail: agtla_agtla@yahoo.com.br

Secretário de Finanças: Weder César Cândido
E-Mail: mcdhcat@yahoo.com.br
Fone: (64) 9967 8642

Conselho Fiscal
Em formação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário